Doce de Bolinha de Queijo – Ameixa de Queijo

Aprenda a fazer esta receita deliciosa de doce de queijo português!

Ingredientes

Reproduzir vídeo

O vídeo acima é compartilhado do canal Gordinho na área. Visite este canal para mais vídeos como este!

Transcrição:

Oi! E aí galera? Gordinho na área, trazendo mais um vídeo para você e hoje uma receita muito deliciosa, mas muito deliciosa mesmo, que é ameixa de queijo ou doce de queijo, então roda a vinheta!

E a nossa receita de hoje, ela é da época do Brasil colonial, a origem, é de origem portuguesa, n? É do centro-oeste de Portugal e lá eles usam o queijo Serra da Estrela. É um queijo muito comum, porém aqui no Brasil, né?

Trazendo essa deliciosa receita, nós vamos usar o queijo minas meia cura, que ele substitui muito bem essa receita e se vocês não tiverem esse queijo meia cura, você pode pegar o queijo minas, ralar ele bem fininho, colocar numa vasilha e deixar na geladeira.

Então todo dia você pega a colher mexe. Então assim, com três a quatro dias ele vai secar, curar dentro da geladeira e vai ficar ótimo para executar essa receita.

Como fazer doce de queijo curado - Ameixa de queijo

Essa é a dica e a história da nossa receita de hoje e vamos para os nossos ingredientes.

Aqui tem cinco ovos, 700 g de queijo curado e 5 colheres de farinha de trigo.

Para nossa calda eu coloquei aqui meia colher de sopa de cravo-da-índia mas, você pode colocar né ou não fica sua preferência, 1 kg de açúcar cristal e um litro e meio de água.

Como vocês viram, né? São poucos ingredientes, é muito fácil de fazer e assim, é um doce maravilhoso, muito muito gostoso.

Nós vamos começar pela calda, aqui nesse tacho, eu coloquei o nosso açúcar, que é um quilo e vou colocar um litro e meio de água…

Aqui eu vou mexer, para dissolver o açúcar e depois eu vou deixar aqui, ela ferver, né? Quietinha sem mexer sem nada e nós vamos prosseguir para fazer as nossas ameixas de queijo.

Enquanto a nossa calda está no fogo, então vamos pegar o queijo a farinha de trigo, não é muito, é pouca farinha de trigo, para podermos continuar. Eu vou misturar e vou quebrar os ovos um a um e vão misturando até virar uma massa.

Aqui não vai açúcar, o açúcar é quando nós formos cozinhar na calda, as nossas bolinhas, as nossas ameixas, aí é que ela vai absorver a calda e vai ficar doce.

Muito importante nós quebrarmos o ovo um por um, para não perder nada da massa. Aqui agora eu vou mexer.

Aí pergunta: Ah, ela vai ficar com cheiro de ovo? Não vai, porque na nossa calda ela, vai ser aromatizada com cravos e isso quando ele cozinhar, então se ele vai perder todo esse cheiro de ovo, não vai ter nenhum problema podem ficar sossegados.

Mas se quiser peneirar, pode peneirar também, fica a critério de vocês.

E agora eu preciso sentir a massa com a mão. Isso aqui é importante. Se eu tivesse colocado o ovo ia ficar mole, então a massa deu liga então foram quatro ovos e 700 gramas de que queijo e 5 colheres de farinha de trigo.

Ela fica um pouquinho pregando assim mesmo, viu gente? É normal…

Aqui vocês podem rolar do jeito que vocês quiserem, aqui tá maior que uma azeitona, mas pode fazer maior, porque quando ela for cozinhar na calda, ela vai crescer, ela vai crescer bastante, então eu vou fazer desse tamanho.

Também acho que fica bonito, dá uma estética bonita ao doce. Não está pregando nas luvas mais. E eu vou fazer com toda a nossa massa e assim que for na hora de colocar na calda aí eu volto com vocês então.

Aqui pessoal nós já e rolamos. Olha como que ficou bonito, bem amarelinhas e pode ver que nem grudou na mão, olha!

Eu não contei mas, deve ter umas 50 ou mais. Eu vou colocar o cravo, que vai dar um sabor e um aroma na nossa calda.

Eu vou mexer e agora eu já vou colocar as bolinhas de queijo para cozinhar nessa calda.

Muito cuidado para não encostar, se vocês quiserem colocar com uma colher é mais fácil, elas vão dobrar de tamanho, praticamente vai encher isso aqui.

É um doce diferente, muito bonito… E depois que eu colocar todas, a gente não mexe, porque senão você pode
acabar deslanchando as bolinhas ou o doce. Então a gente coloca, lembra, né, um nhoque? A gente coloca e deixa aí.

Aqui pessoal, o nosso doce tem 25 minutos que ele está aqui em fogo alto, quando vocês forem mexer, vem com a colher e vai empurrando bem lentamente, para as bolinhas, as ameixas, não misturar, não desmancharem.

E aqui, quanto ela atingir esse ponto aqui, olha, de fio, tá vendo? Tem um segredinho, mas segredo assim de doceira antiga, nós vamos dar uma escaldada. Eu tenho a água aqui fervendo, pode ver que ela está fervendo, nós vamos
só dar uma escaldada, bem de leve. Só fazer isso aqui, ó!

Pronto! Bem pouquinho, mas tem que ser água fervendo, para manter a temperatura da calda.

O que que faz isso? Faz toda a diferença. O doce, ele vai ganhar um melzinho, uma calda no centro dele, não
vai ficar borrachudo, ele vai ficar macio e vai ficar todo com açúcar, com doce.

Nós vamos repetir três vezes esse processo, aí o nosso doce vai estar pronto.

Aqui pessoal depois, de cinco minutos que nós temos a primeira escaldada, aqui, olha, já atingiu o ponto de fio, novamente, então nós vamos escaldar pela segunda vez, isso é para o doce ficar macio, dá uma textura macia no nosso doce.

É um meio copo só de água e aí daqui uns cinco seis minutos, vai atingir o ponto de fio, eu volto com vocês para dar última escaldada.

Mais cinco minutos se passaram, a nossa calda chegou ao ponto de fio novamente. É um processo rápido, fácil de fazer. Já tá dando aquele fio. Aí é o terceiro escaldo e o último, para manter as nossas bolinhas de queijo macias, bem deliciosas e água quente, viu gente? Sempre quente.

Aí agora é só aguardar a calda atingir o ponto de fio novamente e eu volto para finalizar com vocês.

E aí, galera? Gordinho na área de volta com você, olha como ficou esse nosso doce, gente, mas é assim de encantar com os olhos, a gente fica salivando e fica, né? A calda, quando tá cozinhando, ela deixa aquele aroma de cravo da índia na casa, gente, mas um perfume, um cheiro maravilhoso, a boca da gente fica assim, salivando…

Eu coloquei aqui no meu prato, já deixei preparado, vou partir aqui para vocês verem como que fica a maciez desse doce, olha isso, como que fica por dentro, tá vendo? Que quando a gente faz aquele processo, aqui ele fica macio, olha a calda.

Aquele processo de escaldar, então assim, gente isso é coisa de doceiras bem antigas, da época do meu avô, praticamente cem anos atrás ou mais, são detalhes, coisas assim que faz a diferença do doce.

Aí vou comer! Não, já falei muito e já por provar que eu já to…

Gente é só vocês para vindo fazendo para ver como que fica. Quando você morde, aquela caldinha invade sua boca, você sente aquele gosto, nossa, mas é, gente é sensacional, muito bom! Eu espero que vocês façam!

Obrigado por estar conosco!