Receita de Doce de Leite Vegano

Como fazer um delicioso doce de leite vegano super cremoso

Ingredientes

Atenção, pois não vamos usar o leite todo para a receita, mas apenas 4 xícaras – Porém é necessário esta proporção para fazer o leite da maneira certa.

Reproduzir vídeo

O vídeo acima é compartilhado do canal Kamili Picoli. Visite este canal para mais vídeos como este!

Transcrição:

Olá, queridas e queridos e querides e queri todo mundo!

Hoje eu vou compartilhar com vocês a minha receita 2.0 de doce de leite vegano perfeito, maravilhoso, lindo, cheiroso. Bora?

Como eu já falei para vocês cada vez que eu faço uma receita aqui no restaurante eu dou uma aprimorada nela, e eu vou estudando como melhorar, como tornar ela mais fácil de preparar, mais gostosa, melhor, com ingrediente melhores.

Então eu vou sempre fazendo isso com todas as receitas e é por isso que eu tô trazendo de volta algumas receitas que ficaram muito melhores das que eu ensinei aqui para vocês a primeira vez.

Já eram boas, isso tenho certeza e eu garanto para vocês que o doce de leite que eu ensinei lá no ano passado no comecinho e aquele bolo também eram maravilhosos, mas eu vou aprimorando e eu quero manter vocês atualizados disso tudo e por isso hoje eu trouxe essa receita novamente, porque ela tá dez vezes melhor eu gostaria muito que vocês testassem essa também, porque tá super fácil, ta ainda mais fácil do que aquela outra e muito mais gostosa.

Como fazer um doce de leite com leite vegetal

Para fazer essa versão 2.0 a gente vai precisar desses ingredientes aqui:

– Castanha de caju. É só um pouquinho tá, gente?! Antes que você fale “nossa, mas castanha é muito cara!” é só uma xícarazinha de chá.
– Açúcar demerara, mas pode ser de cristal.
– Flor de sal, mas se você não tiver pode ser sal marinho, sal comum…
– E água.

Como eu falei, essa receita que já era muito simples, ficou ainda mais.

Eu vou começar a fazendo o leite de castanhas e a gente vai só usar água e o leite aqui, depois a gente leva para cozinhar. Vocês vão ver como é super fácil, só precisa de um pouquinho de paciência para ficar mexendo doce de leite na panela, mas fora isso não tem segredo.

Para bater eu vou colocar só a castanha e água. Leite finalizado!

Tá sentindo o cheiro desse leite? Ele tem cheiro de leite de verdade, fiquei meio chocada, mas é leite de castanha. Acabei de bater a castanha aqui. Mas façam isso em casa, usem a castanha crua, não usem a porrada, porque a torrada, ela tem um sabor mais expressivo e ela com certeza vai deixar um pouco desse Sabor no seu doce de leite, então usem a Castanha de caju crua.

Vambora lá preparar esse doce de leite! Aqui na minha panela eu vou adicionar duas xícaras de açúcar e 4 xícaras do meu leite. Leite fresquinho aqui, acabei de ordenhar as castanhas.

E aqui eu vou mexendo com fuezinho, sempre com fue é melhor do que com a espátula, para ele não grudar, até esse açúcar ir derretendo, o leite começar a ferver, porque se eu não mexer aqui ele vai acabar queimando o açúcar embaixo e aí não vai dar certo.

Então vai mexendo. Aqui, querida, 2 horas mexendo, 2 horas… Vou mostrando aqui para vocês o processo ao longo do caminho aqui, mas somos duas horas mexendo.

O que eu já fiz bastante é misturar o açúcar colocar metade do açúcar demerara, metade do açúcar mascavo, ele fica mais escurinho dá super certo e fica bem gostoso.

Se você quiser só com açúcar mascavo ele vai ficar bem escurão, não sei se vai ficar tão legal, porque acho que o mais legal de fazer essas coisas é elas ficarem parecidas e trazerem essa memória afetiva das coisas que são feitas com produtos de origem animal e que a gente comia na infância, enfim, a gente tem essa memória afetiva e quando a gente faz fica super parecido e a gente apresenta para outras pessoas também, isso eu acho que a parte mais legal.

Então por isso eu aconselho fazer com o açúcar demerara ou com açúcar cristal, que são os açúcares normalmente usados nos doces de leites convencionais.

E, diferente do doce de leite que eu ensinei aqui aquela vez, que a gente faz aquele caramelo com o açúcar primeiro, deixa esquentar bem e aí depois adiciono o leite e aí ele empedra aí a gente vai quebrando ele aos poucos e derretendo aos poucos.

Nesse aqui a gente já jogou tudo junto, a gente vai meio que caramelizando esse açúcar ao mesmo tempo que a gente vai cozinhando o leite e pesquisando e vendo coisas e a forma que as pessoas fazem doce de leite na Argentina, eu acabei chegando nessa receita aqui.

O doce de leite argentino é super parecido com doce de leite brasileiro, a única diferença é que ele leva algumas gotinhas de baunilha ou então um pouquinho da fava de baunilha.

Se você quiser usar, fique à vontade, fica super legal! Eu já fiz aqui no restaurante dessa forma, mas hoje eu vou fazer essa forma mais simples. Eu só vou adicionar depois a florzinha de sal, também pode ser o sal marinho como eu falei antes, para dar um toquezinho e levar mais um pouco desse doce dele de uma forma mais harmoniosa. Para isso que o sal serve.

Aqui o leite já tá quase fervendo, o açúcar já tá bem derretido, agora é só mexer eternamente até ele começar a reduzir.

Troquei de panela, coloquei nessa maiorzona aqui, porque essa aqui ficou pequena, na hora que ele começou a ferver, ele começou a subir muito, então fica aí a dica para você sempre fazer numa panela bem alta. Normalmente aqui no restaurante eu faço numa grandona, então eu perdi um pouco a noção na hora que eu fui fazer em pouca quantidade.

É nesse ponto aqui ó, como ele já está fervendo, isso aqui é leite condensado tá?

Quando ele começar a ferver e ficar com essa coloração aqui, deixa eu subir aqui um pouquinho para vocês verem melhor. Olha essa textura! Isso aqui é leite condensado. Pode guardar na geladeira, ele fica um pouquinho mais líquido assim porque tá bem quente, mas quando ele esfria fica um pouco mais de corpo e aí você já tem o leite condensado aqui nesse ponto.

Para fazer tornar doce de leite a gente vai continuar mexendo aqui eternamente.

E olha só essa textura, que vai ficando aqui! Ele fica mais ou menos como um brigadeiro, que começa a se soltar assim da panela, sabe? Que você passa a colher de fazer com a espátula aqui que vai dar para vocês verem melhor.

Quando você a espátula, assim, ele vai desgrudando totalmente da panela. E aqui ele tá quase, quase no ponto. Vou cozinhar só mais um pouquinho, mas olha como ele reduziu bastante.

Depois vou até voltar aqui nessa panelinha para vocês entenderem o quanto ele reduz.

Eu vou continuar mexendo aqui mais um pouco. E olha esse doce de leite!

Tá um cheiro isso aqui, essa coisa de doce de leite cozinhando, é uma maravilha.

Essa é a parte em que o açúcar começa a caramelizar bem, ele vai mudando bastante a coloração vai ficando mais douradinha.

Aqui eu só continuo porque eu sou muito perfeccionista e eu gosto dele bem cozidinho, para ele chegar no ponto perfeito, mas olha como ele já tá bem desgrudando da panela. Ele vira uma uma cola aqui, então ele já tá no ponto.

Depende do quanto você quer ele mais durinho, mais firme ou um pouco mais liquidozinho, aí vai de você, mas olha isso aqui. E ainda quando esfriar ele ainda pega um pouco mais de corpo.

Agora vou pôr a minha pintadinha aqui de flor de sal. Parece bastante, mas é porque flor de sal não salga, tá gente? Ela praticamente não, não tem muito esse sabor do sal.

Vou passar aqui para o meu potinho de vidro. Não sei se vai caber tudo aqui nesse potinho.

Tá muito lindo esse doce. Ele tá com muita cara desses doces de leite bem caseiro.

E olha só ele ainda está quente, mas olha essa consistência.

Cara, esse doce de leite é definitivamente dez vezes melhor que aquele primeiro que ensinei para vocês.

E eu fico muito orgulhosa disso, sabe? De sempre aprimorar as receitas e isso que eu espero que vocês façam também, quando vocês pegam as minhas receitas, vão estudando, vai fazendo, vai aprimorando, vai mudando para você fazer alguma coisa sempre cada vez melhor.

Meu intuito aqui no restaurante é que as pessoas cada vez que venham aqui falem “tá muito melhor do que a última vez que eu vim” e não contrário.

Se você tá pensando em começar um negócio, se você já tem um negócio, que seja o seu princípio também, que você pegue as receitas e não faça a mesma coisa para sempre, mas vai sempre mudando e aprimorando porque não há nada tão bom que não possa melhorar.

Então olha só esse doce de leite e ainda tá quente, imagine só aqui frio, quando a castanha dá uma encorpada ainda melhor.

E assim, a Castanha de caju, ela tem a mesma quantidade, um pouco mais até, de gordura do que o leite convencional. Isso se a gente tiver falando de um leite extraído da vaca, não esses leite de caixinha que já é tudo cagado, né?

Tô falando de um leite tirado da vaca, no sítio, uma vaca criada lá, se a gente for comparar eles, o nível ali de gordura é mais ou menos a mesma coisa, a diferença é que gordura da castanha não tem colesterol.

Então muito bom!

E eu não recomendo usar outro tipo de leite, nem de arroz, nem de aveia, nem de amêndoa, porque eles não vão ter essa mesma quantidade de gordura e vocês viram que foi super pouquinho, uma xicarazinha de Castanha é o suficiente para fazer um pote e ainda da outro pote deste doce de leite, então vale super a pena.

Espero que tenham gostado dessa minha receitinha super aprimorada de doce de leite.