Pasta de Amendoim Low Carb Simples e com Chocolate

Aprenda esta receita simples de pasta (ou manteiga) de amendoim low carb

Ingredientes

Reproduzir vídeo

Rende 2 potes pequenos. Cada colher de sopa rasa (10g) contém aproximadamente 61 calorias, 2g de carboidratos (0,7g de fibras), 3g de proteínas e 5g de gorduras

O vídeo acima é compartilhado do canal Nutricionista Patricia Leite. Visite este canal para mais vídeos como este!

Transcrição:

Olá, tudo bom?
Hoje eu trouxe uma receita que vocês me pedindo há muito tempo para fazer. É minha receita de pasta de amendoim, 100% natural.

Não sei se você chama de pasta ou manteiga, mas é a mesma coisa. Vou te explicar “porque que é mais interessante você fazer em casa?”, os “pulos do gato”…

Fica até o final, que você não vai querer perder que eu também vou dar uma opçãozinha aí para variar no seu dia a dia, que você vai amar, com certeza. Fica até o final.

Antes de começar nossa receita, que é muito fácil de fazer, mas tem uns pulos do gato aí que eu quero te ensinar, te mostrar como é que faz, vou te lembrar que os ingredientes da variação que eu vou fazer, inclusive, vão ficar aqui embaixo e as quantidades que vai render e a informação nutricional, que vocês sempre pedem isso.

Como fazer pasta de amendoim 100% natural low carb

Então para fazer pastinha de amendoim, gente, o que a gente precisa? De amendoim né?

Você tanto pode comprar amendoim com a pele, com a casca, aquela partezinha roxinha, não sei se tem algum aqui que ainda tem, porque na verdade eu acabei comprando amendoim já descascado e torrado, porque para fazer a receita, você pode fazer com ele cru mas o ideal que você faça com ele torrado que vai ficar mais saboroso.

Porque quando você come amendoim cru, ele não tem um sabor tão pronunciado, quando você come um amendoim torradinho, então você pode comprar ele com a casca, não tem nada aqui com casca, queria até mostrar para vocês, mas sabe como é que é, né?

Aquela casca rosinha, você vai botar ele para torrar e aí depois que ele gente vai torrado, no fogo baixo, você espera ele ficar douradinho e quando você tiver com ele torrado, você vai pegar ele assim, fazer com a mão, que a casca vai saindo toda.

É muito fácil, só que assim, é trabalhoso com uma quantidade grande, né? Então se você puder comprar ele já torrado, melhor.

Faz que nem eu e compra sem sal, só o amendoim torrado mesmo, porque aí, né? Você vai fazer uma receita doce, sem contar também que não vai ter que aquele excesso de sódio.

Muitas pessoas consomem muito mais sal do que se apercebe, no dia a dia e tem até um vídeo aqui falando dos sintomas do excesso de sódio, para você ver se você tá fazendo, que é muito comum isso nos produtos à base de amendoim.

Então, como é que a gente vai fazer essa pasta de amendoim?

Eu tenho aqui um processador, desse de cozinha, esse meu é daqueles que vem com mixer, então é pequenininho e fácil de bater.

Você pode usar no liquidificador para fazer? Pode. Só que no liquidificador, você vai ter que ficar parando e mexendo com uma espátula para ele conseguir bater. Porque o que acontece? A gente precisa bater isso aqui até o ponto de virar uma manteiga, ou uma pasta mesmo.

E qual é a diferença de você fazer em casa e você comprar pronto?

A grande diferença é que você tá usando só o amendoim. Na indústria de alimentos, normalmente, quando eles fazem estas pastas de amendoim, eles acabam colocando um outro tipo de gordura, justamente para bater mais fácil, porque assim, o amendoim naturalmente é muito alimento muito rico em gordura, é um alimento muito calórico. É uma gordura saudável, mas é um alimento muito gorduroso.

Lembrando até uma vez que eu vi um programa desses de sobrevivência, com meu marido, há muito tempo atrás, uns dez anos atrás e o cara lá que queria viver no mato, ele pegava um pouco de amendoim, amassava e largava um óleo do amendoim e ele acendia uma lamparina com amendoim. Isso nunca me saiu da cabeça.

Então assim, o amendoim naturalmente dentro dele vai ter o óleo, você não precisa acrescentar mais óleo, que é o que a indústria acaba fazendo e é um óleo de pior qualidade, às vezes é um óleo de palma, um óleo que não é interessante ser consumido.

E muitas vezes, na indústria também, eles acrescentam açúcar, né? Acho que noventa porcento das manteigas de amendoim tem açúcar na composição e aí vai acabar ficando uma bomba calórica, porque ele já é muito calórico, já tem muita gordura.

Então se você faz low carb isso não vai ser uma opção para você, mas se você faz low carb você faz sua manteiga de amendoim em casa, muito tranquilo de você consumir.

Eu tô dando esses detalhes antes de bater, porque depois que começar a bater, né? Não dá para vocês ouvirem, por causa do barulho da máquina.

Então se você conseguir fazer em casa é melhor, até porque essa manteiga de amendoim, que é super saudável, 100% amendoim, igual a gente vai fazer aqui, quando você vai comprar lá já pronta é muito mais cara, do que aquela manteiga de amendoim lá, que tem açúcar e tem óleo de palma.

E você sabe que amendoim no Brasil normalmente é uma oleaginosa muito barata, muito acessível. Então procura um amendoim que tem o selo de procedência, pra também não ter nenhum tipo de risco de contaminação, isso é bem importante sempre.

E vamos começar a bater. Eu vou te mostrando aqui o passo a passo. Vamos comigo!

Olha, vou te mostrar aqui como é que tá ficando, ele vai começar a grudar no meio, então o que a gente faz, a gente vai abaixando ele aqui e voltando para bater, porque senão fica aquele buraco ali no meio, né? E ele fica forçando seu processador à toa.

Nessa hora aí você abre seu liquidificador, se você tiver um liquidificador, vai fazendo a mesma coisa. Vou batendo aqui e a gente vai fazendo isso até chegar pasta, eu vou te mostrar e vou te dar aquela opção depois que eu te falei, que vai ficar uma delícia e todo mundo vai amar na sua casa.

E aí e vamos vendo aqui como é que tá. Fui parando e mexendo aquelas coisas, eu posso até mexer com essa colher aqui, que é mais dura depois que é mais fácil.

Olha se você gostar da manteiga de amendoim com pedacinhos, aquela mais uma batida, já dá para parar aqui. Tá vendo? Olha como é que ela virou a manteiga mesma tá vendo? E é 100 porcento amendoim.

Eu vou bater mais um pouquinho e vou dar uma temperada nela. Espera aí.

Só para ficar mais macia, porque para passar no pão, assim na banana, na panqueca no quer que você passe, que ela mais cremosinha funciona melhor.

Olha só gente, como é que já vai mudando a consistência, só tem o amendoim até agora. Vocês viram que não botei mais nada. Olha aqui! olha que loucura! Ficou igualzinha aquela que você compra pronta, n?é Só que muito mais saudável, Claro.

Agora eu vou fazer o seguinte, eu vou colocar aqui um pouquinho de adoçante, pode ser qualquer adoçante que você queira usar aí na sua casa. Pode ser stévia, xilitol, eritritol, até aquele adoçante de gotinha de cafezinho você pode botar, porque não vai ao fogo, né?

Então vou botar um pouquinho aqui, vou misturar e essa quantidade de adoçante é a gosto do freguês, se você quer mais doce menos doce. Porque eu tô usando adoçante aqui? Porque eu não quero acrescentar mais carboidrato, né? Não quero apresentar açúcar aqui.

Você pode acrescentar, mas lembra que acrescentar açúcar mascavo, demerara ou mel, vão acrescentar mais calorias.

Então vamos bater aqui o restante.

Vou separar então aqui um pouco, nesse meu pote que eu peguei, que essa minha é primeira versão, né? Mas como eu te falei. Vou fazer outra versão aqui depois. Deixa eu pegar uma outra colher aqui para ajudar. O que é bom né gente sempre pode ficar melhor.

E se você quiser comer com Banana, esse aqui ficou uma delícia, combina super bem eu tenho algumas receitas aqui no canal com manteiga de amendoim, bolo de caneca, sorvete… Vou deixar ela aqui embaixo para você, que a gente tem em casa e não sabemos no que usar né?

Então a gente, pode fazer assim, eu vou deixar cair assim para vocês verem a consistência. Olha que maravilha gente! Cem porcento natural, até pra oferecer para as crianças e tudo mais.

Tem gente que gosta de botar um pouquinho de sal aqui. Pode parecer meio esquisito. Para ficar parecido com paçoquinha sabe? Se você quiser também pode ser.

Olha 100% amendoim, na verdade tem amendoim e tem adoçante, mas poderia ter sido 100 porcento amendoim se você quisesse fazer ele com açúcar natural, inclusive para comer com Banana nem precisa botar adoçante.

Então como eu te prometi, vou fazer mais uma versão aqui a base é essa daqui. Você vai fazer isso, mas se você quiser incrementar, para os chocólatras aí de plantão, a gente pode acrescentar um pouco de chocolate em pó.

Eu tô usando um chocolate em pó sem açúcar. Se você quiser usar 100 porcento cacau, pode usar também.

Lembrando que quanto maior for a proporção de cacau, mais benefícios você vai ter, justamente do cacau.

Eu tenho um vídeo aqui no canal falando mais sobre isso. Tem uma playlist inteira de receitas com chocolate e vou deixar tudo aqui embaixo na descrição para você também.

Olha! Misturou, misturou… É isso aí mesmo. Agora posso até tirar ele, se né que eu não vou bater mais nada aqui e vou colocar nesse outro potinho, que eu já tinha pego aqui, pra mostrar para você.

Deixa eu pegar aqui minha colherzinha pra me ajudar a transferir. Fica parecendo aquele creme de chocolate que a gente compra para passar também nas panquecas. Aquele normalmente é de avelã e se você quiser também fazer com avelã vai dar certo, se você fizer exatamente assim, mas é mais caro né, amendoim é mais barato.

Olha gente é consistência desse aqui de chocolate, então para você ver aí em casa e lembra que eu também tenho aqui no canal receita daquele creme de amêndoas com chocolate que a gente compra, que é mega mega caro, eu também tenho aqui.