Doce de Nozes Camafeu com Fondant Caseiro

Como fazer doce de nozes camafeu com fondant caseiro

Ingredientes

Aviso legal: Estamos apenas compartilhando este maravilhoso vídeo em nosso site. A autoria está assinalada logo abaixo do vídeo, assim como o link de origem do canal.

Reproduzir vídeo

O vídeo acima é compartilhado do canal Dika da Naka. Visite este canal para mais vídeos como este!

Transcrição:

Olá meus amores! Tudo bem com vocês? Já conta para mim quem é que gosta, quando vai em festas de aniversário, casamento, com aqueles docinhos… Quem é apaixonado? Já levanta a mão, já comenta, que hoje eu vou te ensinar a fazer aqueles famosos camafeus, camafeus de nozes.

Ai, só de falar já estou com água na boca e você gosta também? Então já se anima e vamos lá fazer essa receita.

Bom a gente começa com essa receita preparando as nozes. Olha minhas nozes aqui, elas estão inteiras. Eu
vou triturar elas. Vou usar o processador.

Passo a Passo Fácil para Fazer Doce de Nozes com Fondant

Se você não tiver processador pode ser feliz também ao no liquidificador ou com uma faquinha boa, vem ó, batendo ela assim, ela fica bem trituradinha.

E olha só! Ela fica bem trituradinha, aqui ó! Como uma farofinha. Agora a gente vai deixar reservado aqui, vai pegar uma panela e a gente vai colocar aqui o leite condensado. Coloque também é uma coleirinha que é de farinha de trigo e aqui nesse momento já mistura para não empelotar.

Por que que a gente coloca a farinha de trigo? Pra ganhar textura. E não se preocupe porque não vai ficar com
sabor de farinha.

A farinha de trigo ajuda a não cristalizar o doce. Agora sim a gente coloca a farofinha de nozes, que a gente já preparou. Pode colocar tudo de uma vez. Da mais uma misturadinha.

Feito isso, a gente vai levar ao fogo. Fogo sempre bem baixinho, a gente vai misturar sem parar, até ele desgrudar do
fundo da panela.

E olha só, Já chegou no ponto e ele fica assim ó, desgrudando bem aqui no do fundo da panela, você passa espátula e veja que ela não volta.

Agora a gente vai apagar fogo e como ele ainda tá quentinho, a gente vai colocar o chocolate branco e como ele tá quente ele vai derreter. Ah, gente, aqui ó! Faça com chocolate Nobre. Fica mais gostoso!

Que assim a gente vai misturando, mexendo aqui até esse chocolate branco derreter por completo.

Já derreteu. Olha como fica um creme ainda bem consistente. Isso porque ele está quente, na hora que ele esfriar, vai ficar no ponto certinho.

Agora a gente vai transferir para um prato, vai fazer isso para poder esperar mais rápido. Agora você vai colocar um plástico, grudadinho aqui no creme, gruda bem.

E agora é só deixar esfriar. Eu não gosto de colocar na geladeira, deixa esfriando em temperatura ambiente e aí depois a gente vem modelando.

Bom, gente aqui o docinho já esfriou e a gente já pode modelar. E esse docinho aqui tem uma textura muito fácil de você trabalhar.

Nem untei a minha mão com manteiga, óleo, nem nada, porque? As nossas mãos tem bastante gordura. Ela já unta

minha não. Vou pegar a porção… Ah! Vou pesar também. Vou precisar todos eles com 18 gramas.

Gosto sempre de fazer isso e é uma sugestão bem legal para você, principalmente que vai vender por unidade que vão sair todos do mesmo tamanho e você vai manter o padrão.

Faça a bolinha primeiro e como o camafeu tem um formato diferente, tipo um croquete, então a gente vai fazer aqui o formato do croquete. Faz a bolinha primeiro e depois faz o formatinho do croquete.

Olha só que bonitinho fica! Vamos modelar todos eles aqui e vai deixando do ladinho.

Bom, gente, aqui já modelei todos os docinhos, renderam 30 docinhos assim desse tamanho. Agora vou deixar reservado e a gente vai preparar aqui um fondant.

E eu vou preparar o fondant caseiro. Você consegue achar lojas de confeitaria o fondant já pronto. Só preparar em casa. Mas eu vou te ensinar aqui no modo mais caseiro, simples e é bem mais econômico também.

Então aqui eu tenho na vasilha, 500g de açúcar, açúcar de confeiteiro… Ah! Eu sou um peneirar antes também para não ficar nenhuma bolinha, nem durinho.

Pro fondant a gente vai precisar de um pouco de ácido cítrico, que a gente encontra aqui no limão. Então vou colocar aqui, é bem pouquinho e vamos umedecer aqui este açúcar com leite.

O leite, vai colocando sempre de pouquinho em pouquinho e vai mexendo. O segredo aqui é você não colocar tudo de uma vez, porque pode ser que você precise de menos leite. Mais um pouquinho de leite e a gente vem misturado.

E aqui, olha! Veja que ele tá bem hidratado aqui o açúcar, tá vendo? Mas ele ainda tá consistente. Agora a gente vai levar em banho-maria. Em banho maria que ele vai dissolver melhor, que vai ficar uma caldinha e a gente vai conseguir banhar aqui os docinhos.

Então você vai colocar uma água aqui para aquecer e vai colocar a vasilhinha aqui por cima. A gente vai mexendo aqui até esse açúcar virar uma caldinha. Caudinha grossinha, tá?

Bom aqui, olha só1 Ele já derreteu. Olha a causa que ela forma, é uma calda mais espessa e ó, detalhe super
Importante, você tem que deixar aqui em banho-maria. Se você quer tirar aqui do banho-maria, o que que vai acontecer?

Essa calda vai ficar sequinha. Então a gente mantém aqui a nossa caldinha da fondant e vai banhando os docinhos.

Então a gente vem aqui, com o docinho, joga aqui e joga Caldinha. Completou bem? A gente vem dando aquela batidinha, para não ficar com excesso de fondant.

Aqui eu preparei uma base com um tapete de silicone. Pode ser papel manteiga também. A gente vai colocando aqui, ó! Agora você vai colocar aqui por cima do docinho uma noz, pra decorar. Importante fazer com ele ainda
Quente.

Tem que ficar bem grudadinho. Ah, gente, olha só uma coisa importante! Por cima, ele vai cristalizando, então ó, de cada tempo em tempo você vem aqui com a colher e dá uma misturadinha, pro calor derreter os cristaizinhos que vão ficando por cima.

Bom gente, agora vou te dar uma dica para deixar ele com cara assim mais sofisticado ainda, que já é um docinho sofisticado, a gente vai pintar aqui.

Um pozinho dourado em cima aqui da noz. Você vai pegar um pincelzinho, bem macio e aí você vai usar o corante em pó dourado, esse é o dourado verdadeiro e aqui não precisa misturar com o álcool não, é só pegar um pouquinho aqui e a gente vem pintando em cima. Viu? Já viu já ficou dourado, a cara de festa.

Vou agora vou pegar uma tesoura e vou retirar o excesso que ficou aqui de fondant, corta bem certinho e tá
Prontinho agora pra gente colocar na forminha. E olha só que lindo, que charme que fica!

E olha só, meus amores ,que docinhos mais lindos! Olha que mesa mais charmosa, mas gente, logo que você banhar
os docinhos, você vai deixar secando bem e o tempo vai depender muito da temperatura do dia.

Em dias mais quentes vai demorar um pouquinho mais, em dias mais frios rapidinho ele seca. E se você tiver um ambiente com ar condicionado, pode levar para lá, que rapidinho, questão de menos de meia hora já tá sequinho.

E agora sim a chegou a hora de provar. Deu água na boca? Eu tô aqui ó, morrendo de vontade de provar.

Huumm! Gente o sabor fica incrível! O sabor de nozes aqui, ai gente, é por isso que é um doce super sofisticado e chique, né Jorge?

Para você que faz para vender, agora vou dar minha dica em! Vai lá ver o aplicativo, baixo aplicativo, por quanto
vender dika da naka e ele vai calcular para você por quanto vender, olha que legal!

Prático né? Você já viu o aplicativo, já baixou no seu celular? Então corre, ó, vou deixar o link aqui na descrição do vídeo para você.

Docinho muito bom pra vender, sim e são poucas as pessoas que sabem fazer um bom camafeu de nozes.

Bom gente, espero muito que vocês tenham gostado essa sugestão de hoje, que façam, que vendam, que ganhem
aquele dinheirinho, muito bom e a gente se vê logo no próximo vídeo que eu vou trazer várias novidades para vocês.

Aquele beijo super doce do coração e até lá!