Doce de Leite Argentino (Receita Verdadeira)

Receita de Doce de Leite Argentino – a Verdadeira Receita

Ingredientes

Reproduzir vídeo

O vídeo compartilhado aqui é do canal  Meu Jeito Produções Visite e siga o canal, para ver este e outros vídeos.

Transcrição:

Vamos lá gente, começando fazer os ingredientes:

Eu faço com o leite de vaca de verdade, então se você tiver um fornecedor de leite de vaca natural orgânico é melhor, tá bom?

Mas se você não tiver, você pode usar aquele leite tipo A, aquele fresquinho, ta bom?

Pode ser usado esse aí também. Não é aquele de saquinho, o antigo Tipo C, né? Que hoje nem vem mais escrito no rótulo, não é esse o tipo A, tá bom? Ou então leite de vaca original.

Eu nunca fiz com leite de caixinha e não recomendo você fazer, que ali nem sei o quanto de leite é aquilo.

Para cada litro de leite 300 gramas de açúcar, eu tô fazendo com 5 litros de leite então as quantidades são maiores e também coloca uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada litro de leite.

Como fazer doce de leite argentino cremoso

Preparo do Doce de Leite

Depois de você misturar tudo, você leva ao fogo e continua mexendo até você sentir que dissolveu completamente o açúcar, e eu trabalho com açúcar cristal.

Depois que ferveu, você já tira essa espuminha que vai formando que são as impurezas do leite, tira ela todinha, durante todo o processo você vai ter que tirar ela, gradativamente, assim que elas forem aparecendo.

Eu coloco um prato virado de cabeça para baixo, assim ó, como está mostrando agora no vídeo, tá bom? Para que isso? Para não precisar ficar mexendo o tempo todo por que demora, gente. Esse é um processo que é demorado. É fácil, tem pouquíssimos ingredientes, mas demora, tá bom?

Devido ao bicarbonato, ele vai dar uma cor mais escurecida ao leite, ao doce de leite. Se você não quiser e só não colocar o bicarbonato.

Mas para ficar com essa aparência de doce de leite argentino ou uruguaio, ele tem essa cor mesmo, os brasileiros não, são mais clarinhos.

Eu uso prato gelado, né? Boto no congelador e depois eu tiro a medida do processo, pra testar a textura do doce de leite, se ele já está no ponto e pra não ficar mexendo o tempo todo.

Sem o prato teríamos que ficar mexendo o tempo todo.

Consistência do Doce de Leite Argentino

Gente, depois que eles descobriram que eu estava fazendo doce de leite estão tudo aqui em volta de mim até o final do vídeo. Queriam saber como é que se faz.

Depois que ele começa a ganhar corpo, o doce de leite, é hora de tirar o prato e cuidar dele o tempo todo, ficar ali de olho, porque o ponto tá próximo, tá?

Na hora que você o levanta o prato ele já vem assim todo melado, ta vendo? Já vem assim grudando é porque já tá perto.

Aí você faz o teste do pratinho, volta e meia, até encontrar o ponto ideal… E o fogo tá sempre baixo, desde o início até o final em fogo baixo, se você trabalhar com fogo alto o processo vai ser mais rápido, mas corre o risco de o açúcar queimar e vai ficar aquele gosto de caramelo sabe?

Acerta o sal no final… Uma pitadinha de sal, gente! Você vê que eu coloquei uma pitadinha e ali ta com 5 litros (de leite). Reduz bastante, tá? Acho que reduz uns 50 ou 60 %.

Agora chegou a hora de fazer a prova final do pratinho, então pega o pratinho que estava gelado, aí você coloca e já começa a ficar mais duro.

Ele já não se mexe quando você vira o prato de um lado para o outro e, quando você faz essa divisão, eles não se unem por nada, eles ficam no lugarzinho.

Esse é o ponto de doce de leite mole. Se você quiser encontrar o doce de leite mais pastoso, nesse processo, você pode continuar mexendo.

Eu prefiro levar ele depois ao ponto de pastoso no processo de pasteurização que eu vou explicar logo depois pra vocês.

Então eu tiro as espuminhas finais e pronto, tá na hora de envasar. Os potes tem que ser lavados bem lavadinhos e esterilizadas.

Colocando o Doce no Pote

Coloca no vidro e enche até a boquinha. Está tudo muito quente, cuidado para não se queimar tá?

A tampa tem que de vidro tem que estar sem nenhum resido de água. Tampe e vire de cabeça para baixo.
Nesse processo ele dura uns 3 meses, mas para você ter uma vida maior, você precisa fazer a pasteurização, que consiste em colocar o vidro dentro da água, a água tem que ser na mesma temperatura do vidro por fora.

Então eu viro desse jeito. Você separa aqueles que a gente vai comer logo e em seguida e os outros eu levo para pasteurização.

Então ele vai esfriar, vou colocar numa panela, cobrir ele até a boca, totalmente imerso, empezinho mesmo na panela e deixe cozinhar. Para os vidros desses tamanhos, desses menores, eu deixo aproximadamente uns quinze 15 a 20 minutos, no máximo, em panela normal.
Agora se eu quiser que eles transformem em pastoso, aí tem que ser na panela de pressão e o tempo é uns 15 minutinhos a partir do momento da ebulição e na panela de pressão é quando começa a chiar.

E esse foi o rendimento de 5 litros de leite. Deu essa quantidade de potes.

Doce de Leite Argentino Pastoso

Você vai pegar um paninho, preencher ele assim (envolver o pote), pegar uma borrachinha e prender aqui, ó! Faz isso com todos os vidros que você quer fazer com que ele fique mais pastoso.

Aí vai botar em uma panela de pressão, simples só assim… Colocou ali dentro, encheu de água, dentro da capacidade da panela, nem precisa encher ela inteira, tá?

Depois você tampa (com a água) e leva pro fogo.